top of page

2.1 Conceito
A realidade virtual consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objetos desses. Estes ambientes podem ser recriações a partir do ambiente real ou criações originais que existem apenas no ciberespaço.
A implementação de um sistema de realidade virtual requer a existência de sistema multimédia interativo bastante desenvolvido, com formação de gráficos 3D interativos em tempo real, implicando a utilização de computadores de grande capacidade.
Na realidade virtual a imersão, a interação em tempo real e o envolvimento constituem os aspetos básicos necessários à sua implantação.
2.2 Simulação da realidade
A simulação da realidade é uma imitação de um sistema do mundo real. A simulação tenta representar certos aspetos do comportamento de um sistema físico ou abstrato através do comportamento de outro sistema.
A realidade virtual permite simular virtualmente experiências do mundo real, economizando tempo e dinheiro e atingindo objetivos que, muitas vezes, não seriam tão facilmente alcançados.
2.3 Realidade imersiva e não imersiva
•A realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos.
•A realidade não imersiva, ao contrário do realidade imersiva, consiste na sensação de não inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente.
bottom of page